https://d1uzdx1j6g4d0a.cloudfront.net/players/topo/4/9275/ Paróquia Evangélica Luterana Santíssima Trindade: setembro 2011

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Carta Aberta aos Leigos da IELB


LLLB – LIGA DE LEIGOS LUTERANOS DO BRASIL
Rua Ceará 610, Centro, Marechal Cândido Rondon – Paraná
                                        Gestão 2010/2013

                                                                      Leigos. Um só coração com Cristo e a Igreja” Ef 3.14-21


CARTA ABERTA À IGREJA EVANGÉLICA LUTERANA DO BRASIL E LEIGOS LUTERANOS DO BRASIL

Os líderes leigos dos Estados do Paraná e Santa Catarina e ex-presidentes nacionais da LLLB estiveram reunidos nos dias 06 e 07 de agosto do ano de 2011, na cidade de Marechal Cândido Rondon, estado do Paraná, no II encontro regional de presidentes distritais – PD’s para avaliar os trabalhos desenvolvidos pelos leigos luteranos do Brasil e o que se espera deles, como também o envolvimento dos pastores da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), com o trabalho dos homens da igreja.
Após o desenvolvimento dos trabalhos, através de palestras, debates, opiniões e planejamentos, notou-se que há uma grande lacuna entre o que se espera e o que se faz, entre o que se ensina e o que se pratica.  Acredita-se que há pontos fortes dentre os departamentos e do trabalho de homens/ leigos e porque não da Igreja como um todo, quando podemos destacar a sua doutrina, o ensino, a organização e dentre outros, a capacidade de decisão por parte destes. Devemos também nos atentar para os fatores fracos que nos levam a uma reflexão sobre as decisões e atitudes necessárias, dentre as quais destacamos: a pouca participação, em não acabar o que é iniciado, o descompromisso, o clericalismo, as ofertas, o testemunho, o pouco conhecimento bíblico, dentre outros.
Se partirmos do pressuposto de uma igreja que é capaz de envolver e se organizar e também organizar eventos, o que nos preocupa é o fato de poucos se comprometerem com os trabalhos e na participação em cultos e menos ainda nos departamentos.
Nota-se a pouca participação nas reuniões das ligas das congregações, em Congressos Distritais, sendo que muitas vezes os leigos do próprio local do evento não participam. Percebe-se que não há um comprometimento por parte de muitos homens, tampouco por parte das lideranças e componentes de diretorias de congregações e paróquias que efetivamente não vislumbram a oportunidade da formação de lideranças nos departamentos e que se dedicam para o trabalho e se envolvam nas atividades. É cada vez maior o desinteresse pelo departamento e não somente do homem luterano, mas também de alguns pastores descompromissados, que não apóiam e nem se interessam pelo departamento dos homens e também no trabalho dos demais departamentos. Se pensarmos á nível de IELB e pelas estatísticas, verifica-se um percentual muito baixo de participação de pessoas não só em cultos mas também nos departamentos, é de se preocupar e se perguntar: qual a convicção de salvação de nossos membros?  E qual a nossa atitude em relação a esta questão? Temos uma grande influência externa e o mundo cada vez mais está presente em nossos lares e influenciando a igreja, que aos poucos vai se adaptando aos costumes do mundo, quando a igreja deveria influenciar o mundo. A mídia não se cansa em atacar a família, as organizações religiosas, as instituições, a ética e a moral, e, parece que estamos cada vez mais abertos e propensos a tais influencias. Além das questões leigos/homens, departamentos, temos a questão ministerial que inquieta a liderança leiga. Pastores insatisfeitos com sua igreja, membros insatisfeitos com seus pastores, são fatos que não podem ser omitidos, além de pastores declinando do ministério por várias razões.  

                         Leigos. Um só coração com Cristo e a Igreja” Ef 3.14-21

É de se analisar com urgência, muita sabedoria e humildade esta questão, quem sabe até mudar de atitudes.
Diante dos fatos expostos, não há como concordar com a dormência, a indiferença e falta de atitude por parte dos fiéis da igreja, de sua liderança e sua direção, sem esforços além da conversa para se acalentar e chamar ao trabalho todos os seus.
Para que tenhamos departamentos fortes é preciso que os homens queiram, mas é também preciso que os pastores queiram fora isso não há como se pensar em departamentos e uma igreja forte.
Estas atitudes somente serão possíveis, quando entendermos o amor que Cristo teve por nós ao se entregar à morte. Quando nós entendermos que pregar o Evangelho a todas as nações é missão de cada fiel. Quem sabe a ausência da palavra de Deus em nossa vida  não é a resposta para a falta de comprometimento e esfriamento espiritual.

Marechal Cândido Rondon – PR, 30 de agosto de 2011.

LLLB, ex-presidentes nacionais e líderes leigos do Paraná e Santa Catarina

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Localização Evento em Floripa

Para chegar ao local do Congresso Mirim.
       Chegando em Florianópolis sigam em direção ao norte da Ilha. Praia de Canasvieiras. Vocês seguirão pela SC 401 – José Carlos Daux – literalmente até o final dela. E vão dobrar a direita em direção a Ponta das Canas, na Avenida Luiz Boiteux Piazza. (Vocês estando na SC 401 vão notar a sua direita as obras da Arena Multiuso de Florianópolis, logo a frente existe uma rotatória, é nesta rotatória que vocês dobram a direita. Vocês verão a frente o supermercado Imperatriz, mas vocês dobram a direita antes de chegar ao supermercado. Esses 2 pontos de referência ajudarão vocês.)
       Vocês vão seguir por esta Avenida  Luiz Boiteux Piazza por aproximadamente 7 quilômetros. Chegarão na frente de um mercado e ali existe uma placa indicando a esquerda a praia de Ponta das Canas. Vocês dobram a esquerda, que é a continuação da Avenida Luiz Boiteux Piazza, e seguem mais uns 500 metros. Verão uma placa sinalizando à esquerda Ponta das Canas e à direita Lagoinha. Viram à direita, e logo em frente estará à direita a Rua Diácono Nemésio Coelho. Dobram nesta rua e à esquerda estará o local do Congresso Mirim - SINASEFE.
     Estou anexando dois mapas, e pretendemos tirar umas fotos das referências para chegarem até o local sem maiores problemas.
PS. – A SC 401 está em obras, o trânsito é lento em alguns locais. A Avenida Luiz Boiteux Piazza também passa por reformas. Em alguns locais trânsito em apenas uma pista. O Congresso inicia às 09:00 horas. Portanto, programem-se contando a lentidão nesses trechos. Estaremos desde às 08:00 horas esperando vocês.
Boa viagem a todos.
Qualquer dúvida no dia do congresso em como chegar, o celular do Pastor José Carlos é             (48) 8437 - 8789 .





terça-feira, 20 de setembro de 2011

Fora de Órbita

Satélites e astronautas, os maiores responsáveis pelos16 mil objetos que estão em órbita em nosso planeta, agora correm o risco de serem atingidos por este lixo espacial produzido e que voa numa velocidade de mais de 28 mil quilômetros por hora. Parece justo, afinal, porque poluíram tanto nossa atmosfera? Não bastassem rotas serem alteradas pelos cientistas e profissionais, para evitarem um prejuízo milionário, agora o perigo ronda nossas próprias cabeças. Não parece injusto, afinal todos nós de uma forma ou de outra nos beneficiamos, contribuímos para as tecnologias e pesquisas, a fim de melhorar nossa qualidade de vida. O problema é quando as coisas ficam fora de órbita.

Numa cultura onde tudo o que não serve é descartado, é deixado de lado para o “tempo” consumir, corre-se atrás apenas de interesses próprios e novidades, o que fica de lado pode causar uma grande dor de cabeça. E se a quantidade de lixo espacial acima de nós chegou a um nível extremo, a lógica de que tudo o que sobe desce, de que toda ação gera uma reação, agora podem mais uma vez se concretizar: Uma notícia divulgada no início desta semana aponta para o perigo de detritos de um satélite desativado cair na terra, e, dependendo o local ou sobre quem, poderá ser catastrófico. Ainda é imprevisível o local, a probabilidade de acertar um ser humano é grande: um em 3.200. Uma loteria que ninguém quer ser sorteado; espero que a água mais esta vez nos salve!

Desde que o ser humano descartou a possibilidade de entregar a Deus seus passos, ficou fora de órbita, fora do percurso natural (1ª Coríntios 10.12). Por mais que tente alterar rotas, aumentar seus dias, investir mais em si, a probabilidade de colisão - um “acerto de contas” - é grande. No fim, todos são culpados (Romanos 3.23) e precisam de uma reciclagem: “Portanto, lembrem do que aprenderam e ouviram. Obedeçam e se arrependam. Se não acordarem, eu os atacarei de surpresa, como um ladrão, e vocês não ficarão sabendo nem mesmo a hora da minha vinda” (Apocalipse 3.3).

Como nada acontece sem o consentimento do Criador (Mateus 10.29), e pela sua misericórdia não permite que todas as consequencias de nossos atos e omissões caiam sobre nossas cabeças, fica a esperança de que mais uma vez Ele lance nossos detritos no mar e nos salve das consequencias, pois conforme o profeta “Novamente, terás compaixão de nós; acabarás com as nossas maldades e jogarás os nossos pecados no fundo do mar” (Miquéias 7.19). Esta compaixão só é valida quando firmada na Pedra Angular (Salmo 118.22), na Água da Vida (Apocalipse 7.17). Melhor é saber que depois de lançados no mar, Deus não os trás nem pesca de volta! Uma ação amorosa fora de órbita, do ponto de vista natural.

AUTOR: Pastor Márlon Hüther Antunes da IELB em Maceió, AL.

sábado, 17 de setembro de 2011

Hinos para o Congresso Mirim

 CLIQUE NA FLECHA VERDE PARA BAIXAR.


              

domingo, 11 de setembro de 2011

Informações para o Congresso Mirim 2011

Nossa Paróquia deverá apresentar a história da Amizade de Davi e Jônatas.

3 - A AMIZADE DE DAVI E JÔNATAS

Texto Bíblico: 1 Samuel 18 a 20

Versículo Bíblico: Mateus 22.39b

Objetivos:

-Ressaltar o amor ao próximo.
-Salientar a necessidade de sermos testemunhas do amor de Deus.

Carta Convite Congresso Mirim 2